04/09/2025 Seguros Gerais

Direto do Distrito Federal, um panorama do mercado segurador durante o mês de agosto

Audiência pública na Câmara destaca a importância do setor de seguros no enfrentamento às mudanças climáticas

Em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, foi destacado o papel do setor segurador no enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas. O encontro, realizado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, confirmou a centralidade do mercado segurador na questão climática e o seu papel como parceiro estratégico na construção da resiliência econômica e social do país diante de eventos climáticos extremos. Além do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, participaram dos debates representantes do IRB (RE), da Susep, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério da Fazenda (MF) e da Guy Carpenter.


CNseg participa de debate sobre IA na Câmara dos Deputados

A CNseg participou de uma audiência pública sobre a estrutura de governança para ações de Inteligência Artificial (IA), realizada pela comissão especial da Câmara dos Deputados sobre o tema. A comissão foi criada para debater o Projeto de Lei 2338/23, já aprovado pelo Senado, que regulamenta o uso da IA no Brasil. Segundo os parlamentares, o objetivo do encontro foi ouvir representantes do setor produtivo, especialistas e órgãos públicos sobre os desafios e impactos da regulamentação da inteligência artificial no país.


ANTT moderniza regra para fiscalização de seguros de transporte de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma normativa que moderniza e auxilia a fiscalização da contratação de seguros obrigatórios por transportadores rodoviários de cargas no país. A Portaria SUROC Nº 27/2025 estabelece as novas diretrizes para a fiscalização, indicando a transição para um sistema mais integrado e digital. A nova norma estabelece que nenhum transportador remunerado de cargas pode operar legalmente sem os seguros, sob pena de ter o registro profissional suspenso. Para um representante da CNseg, a portaria trará maior eficiência e controle para o exercício do transporte de cargas nas estradas brasileiras.


Portos e aeroportos devem ter seguros em infraestrutura e concessões

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) formalizou a adesão, junto à Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e à Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI-CC-PR), a um protocolo de intenções que vai aprimorar os seguros em projetos de infraestrutura de portos e aeroportos, visando a facilitar parcerias com o setor privado. Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, com essa parceria, a infraestrutura do país começa a considerar a proteção do patrimônio público, o longo prazo, os riscos e a preservação dos ativos.


CNseg, ANTT e FenSeg capacitam gestores públicos para melhor uso de seguros em leilões, licitações e PPPs

A CNseg, em conjunto com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), realizou em Brasília (DF) o “Workshop Seguros Aplicáveis aos Transportes Terrestres”. O evento técnico, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), contou com especialistas do setor de seguros e de infraestrutura terrestre para debater sobre seguros aplicáveis a rodovias e ferrovias, suas coberturas e particularidades. O objetivo principal do encontro foi promover a inclusão e o entendimento dos seguros em diversas modalidades do setor público.

 

Compartilhar