11/04/2024 Mercado

Incêndio e naufrágio no navio Felicity Ace opõe japonesa MOL e alemã Porsche

  • Em fevereiro de 2022, o navio transportador de automóveis Felicity Ace, pertencente à companhia japonesa Mitsui OSK Lines (MOL), foi cenário de um incêndio devastador enquanto navegava próximo à Ilha do Faial, nos Açores
  • A embarcação, destinada a transportar veículos da Alemanha para os EUA, carregava a bordo quase 4 mil carros de marcas prestigiadas como Porsche, Volkswagen, Audi, Bentley e Lamborghini

A controvérsia: baterias de lítio no banco dos réus

A MOL aponta como causa do incêndio a bateria de lítio de um carro elétrico da Porsche. 
A transportadora, que busca uma indenização de 30 milhões de euros em um tribunal alemão, alega falta de aviso sobre os riscos adicionais apresentados por veículos elétricos, impedindo-a de tomar as devidas precauções de segurança.

A resposta da Porsche: origem do incêndio do Felicity Ace ainda é desconhecida

Por outro lado, a Porsche defende que tanto a causa quanto a origem do incêndio permanecem indeterminadas, destacando que todos os 22 membros da tripulação do Felicity Ace sobreviveram ao incidente sem ferimentos. Esta posição da Porsche ressalta as complexidades envolvidas no transporte marítimo de veículos elétricos e as preocupações relacionadas às baterias de lítio.

Novas medidas de segurança: prevenindo futuros incidentes

Reconhecendo os desafios impostos pelo transporte de veículos elétricos, a MOL anunciou a implementação de medidas para mitigar riscos de incêndio em seus navios. 
Entre as inovações, destaca-se a instalação de câmeras de segurança com inteligência artificial em 10 novas embarcações, projetadas para alertar a tripulação sobre potenciais focos de incêndio.

A posição das seguradoras: Allianz e MOL preferem não comentar o caso Felicity Ace

Tanto a Mitsui OSK Lines quanto a Allianz, seguradora do Felicity Ace, optaram por não comentar sobre o caso, que resultou na perda de quase 4 mil veículos. 
O silêncio sublinha a sensibilidade e a complexidade da situação, bem como o impacto potencial nas práticas futuras de transporte marítimo e seguro de cargas.
 

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