- Início
- Notícias
- Reflexão: os prazeres e as dores geradas pelas novas tecnologias

05/03/2024 • Inovação
Reflexão: os prazeres e as dores geradas pelas novas tecnologias
A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, causando impactos e transformações profundas, tanto para indivíduos, como para governos e instituições públicas e privadas
O setor segurador, evidentemente, também é bastante impactado, tanto positiva, como negativamente.
A inteligência artificial (IA), por exemplo, nos últimos tempos tem apresentado uma espantosa evolução, facilitando muitas tarefas. No mercado segurador, ela já é amplamente utilizada nos processos de atendimento aos clientes, processamento de reclamações, avaliação de riscos, combate às fraudes, personalização de ofertas e automação de tarefas administrativas, entre outros fins.
Mas a IA também ajuda criminosos a realizarem ataques de ransomware e phishing. Com a capacidade de produzir cópias convincentes de e-mails, as tentativas de roubo de dados bancários e de outros tipos de informações pessoais tornam-se mais eficientes, dificultando a identificação de comunicações fraudulentas.
Essa tecnologia também pode ser capaz de automatizar campanhas de mídia social repletas de desinformações, visando grupos ou indivíduos específicos com conteúdos que pareçam genuínos. Uma vez que os algoritmos são treinados com dados reais, eles também estão sujeitos a vieses e preconceitos, o que pode contribuir para a perpetuação de estereótipos e alimentar a discriminação contra minorias.
Compreender os riscos cibernéticos, bem como os riscos sociais e políticos envolvidos na IA e, particularmente, na IA generativa, será fundamental para as seguradoras.
Os carros elétricos, cujas vendas têm disparado em todo o mundo, gerando menos emissão de dióxido de carbono na atmosfera, também traz algumas preocupações. Além da necessidade de desenvolvimento de toda uma infraestrutura para reabastecimento, que demanda alto grau de investimento financeiro, suas baterias fazem com que o peso dos veículos seja bem maior que os dos com motor a combustão, fazendo com que as consequências de uma colisão sejam muito mais danosas.
O próprio telefone celular, que tanto facilita a nossa comunicação, já foi responsável por milhares de mortes, seja por causar distração de motoristas no trânsito, seja pelo desejo de selfies em lugares pouco recomendados.
Outra tecnologia que, apesar dos benefícios para o meio ambiente, também apresenta riscos em potencial é a dos painéis solares. Instalações defeituosas, presença de vegetação inflamável nas proximidades e falhas de componentes podem gerar incêndios difíceis de controlar.
Embora os consumidores e as empresas continuem a adotar e a investir nessas tecnologias, sendo este um caminho irreversível, as seguradoras precisam se apressar para compreender toda a profundidade desses impactos e dos riscos em potencial para as suas operações e suas carteiras de negócios.
Seguros Gerais
A semana no ‘Notícias do Seguro’: do Novo Marco Legal dos Seguros ao café da manhã
Seguros na COP30
Revista de Seguros: executivos da CNseg detalham ações e legados da Casa do Seguro
Mercado
Odete Roitman: viva, milionária e, agora, suspeita de fraude no seguro
Educação
Do “Ensino Seguro” à era digital: a evolução da comunicação no setor de seguros
Compartilhar