- Início
- Notícias
- Sindseg RJ/ES: comunicação estratégica e inovação turbinam o crescimento do setor de seguros

26/11/2024 • Sindicatos
Sindseg RJ/ES: comunicação estratégica e inovação turbinam o crescimento do setor de seguros
- A combinação de comunicação eficaz e inovação tem impulsionado o setor de seguros no Brasil, com destaque para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo
- Segundo Ronaldo M. Vilela, diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, o crescimento do setor supera os índices de inflação, fruto de estratégias que incluem uma oferta mais ajustada às necessidades dos consumidores, atendimento personalizado e preços mais competitivos
No estado do Rio, por exemplo, a arrecadação com o Seguro Residencial teve um salto de 6,9% até julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto no Espírito Santo o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 10,9%.
Já no Seguro de Automóvel, o aumento de 1% na arrecadação nas duas regiões, embora modesto, reflete um cenário de maior demanda e concorrência, com a redução dos preços médios ampliando o acesso ao serviço.
O Sindseg RJ/ES mantém uma presença ativa nas redes sociais, reforçando a importância do seguro para a proteção das pessoas e seus bens.
“Ainda temos um grande potencial de crescimento, especialmente com o fortalecimento da economia brasileira,” afirma Ronaldo Vilela, enfatizando que o mercado está em expansão, mas que ainda há obstáculos a superar

Entre eles, cita a renda média dos brasileiros, que pode dificultar o acesso ao seguro, e a falta de conscientização sobre a importância da proteção securitária. Para enfrentar esses desafios, o mercado já começa a oferecer produtos a preços mais acessíveis e aposta em uma comunicação que esclareça o valor do seguro para os consumidores.
Outro ponto crucial, segundo diretor-executivo, é o papel da tecnologia, que facilita tanto o acesso quanto o atendimento aos segurados, aumentando o potencial de consumo e ajudando o setor a responder rapidamente às novas demandas do mercado.
Seguros na COP30
Revista de Seguros: executivos da CNseg detalham ações e legados da Casa do Seguro
Mercado
Odete Roitman: viva, milionária e, agora, suspeita de fraude no seguro
Educação
Do “Ensino Seguro” à era digital: a evolução da comunicação no setor de seguros
Seguros na COP30
Seguros na COP30: Gilberto Martins fala sobre o futuro da descarbonização no Brasil
Compartilhar