- Início
- Notícias
- Seguros na COP30: a infraestrutura no Brasil está preparada para o clima? Com Manoel Renato

23/10/2025 • Seguros na COP30
Seguros na COP30: a infraestrutura no Brasil está preparada para o clima? Com Manoel Renato
- A infraestrutura do Brasil está preparada para os desafios impostos pelas mudanças climáticas? Quem paga a conta quando um desastre destrói uma ponte, um aeroporto ou deixa uma cidade inteira debaixo d'água? Este é o assunto do oitavo episódio da série Seguros na COP30, do canal SeguroPod
- O convidado é Manoel Renato, Secretário Adjunto de Infraestrutura Social e Urbana do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal). Na conversa com Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros, ele revela como décadas de baixo investimento deixaram o Brasil com uma infraestrutura sucateada e vulnerável, afirmando que “estamos legando menos infraestrutura aos nossos filhos e netos do que recebemos”
- O especialista detalha um caminho de reconstrução que passa, necessariamente, por dois pilares: a atração de capital privado através de concessões e PPPs, e a criação de uma nova arquitetura de seguros, capaz de proteger os investimentos e garantir que as novas obras sejam, de fato, resilientes
- Com a proximidade da COP30 em Belém, esta é uma análise essencial para entender como o Brasil pode financiar e construir as bases para um futuro mais seguro e adaptado aos eventos climáticos extremos
Neste episódio, o Secretário Adjunto de Infraestrutura do PPI aborda temas cruciais como:
• 📉 O Diagnóstico da Infraestrutura: Por que o Brasil investe apenas 2% do seu PIB no setor, muito abaixo da taxa mínima necessária apenas para repor o que se desgasta anualmente.
• 🏦 O Papel das PPPs e Concessões: Como as parcerias com o setor privado são a principal alternativa para modernizar rodovias, portos, aeroportos e redes de saneamento em um cenário de recursos públicos escassos.
• ☔ Resiliência e Riscos Climáticos: Como a tragédia no Rio Grande do Sul expôs a fragilidade dos projetos e a necessidade de redimensionar as obras para um "novo normal" de desastres.
• 📄 Seguros como Ferramenta Estratégica: Por que o seguro vai muito além da apólice, atuando como um mecanismo de fiscalização e garantia de performance para obras de longo prazo.
• 💰 O Custo da Segurança: O debate sobre quem deve pagar a conta por uma infraestrutura mais robusta e como equilibrar o custo-benefício dos investimentos em resiliência.
Compartilhar
