04/04/2024 Inovação

SeguroPod série Inovação #3: Inovação para aprimorar a Saúde Suplementar

  • No terceiro episódio da série sobre inovação no mercado de seguros do SeguroPod o convidado é Denis Pinheiro, Coordenador de Produtos de Saúde Suplementar da Seguros Unimed. Ele apresenta a premiada iniciativa “Cuidar Mais“, voltada à atenção primária à saúde
  • No programa, além de falar sobre a importância desse atendimento, que é a porta de entrada em saúde, vamos saber como a tecnologia tem ajudado a aprimorar esse pilar, num movimento disruptivo

O programa SeguroPod, série #Inovação, pode ser conferido, na íntegra, no Youtube da CNseg, bem como no Spotify e nos principais agregadores de podcast

Produto muda porta de entrada de atenção à saúde

O programa “Cuidar Mais” tem como modelo assistencial a atenção primária à saúde. O atendimento inicial será feito, obrigatoriamente, pelo médico generalista. Na prática, traz de volta o conceito do médico de família, que é aquele médico que tem todo o histórico do paciente. 
De acordo com Denis Pinheiro, a ideia é que se estabeleça uma base de dados para um rápido atendimento. Além disso, em caso de necessidade, garantir um melhor direcionamento para especialistas, por exemplo.
“Falando de inovação, a gente quis reunir o modelo assistencial pautado em atenção primária, mas que também tivesse componentes de apoio, ou seja, ferramentas tecnológicas, para reunir informações, condutas, protocolos clínicos e assim garantir a eficiência operacional do produto.”

Agilidade é necessidade

Denis Pinheiro aponta que um dos desafios é mostrar que o produto não é restritivo. O aplicativo da seguradora garante toda a agilidade para um acesso rápido e otimizado do acesso à saúde. 
Uma das ferramentas é o Super APP, que traz o botão rápido para pronto atendimento. Assim, no lugar de ir para o pronto socorro, o usuário tem acesso a uma tele consulta. Além disso, o prontuário eletrônico reúne todas as informações do usuário, gerando um histórico e uma relação mais próxima com o paciente. 
Denis Pinheiro ainda explica que o algoritmo do “Cuidar Mais” vai atuar em duas frentes: no diagnóstico e tratamento da doença, mas também na promoção da prevenção.

Confira ainda outros tópicos desta conversa

  • Inovar em Saúde Suplementar passa por mudança no modelo assistencial à saúde
  • A estratégia para a transição de modelos 
  • A experiência do usuário com a nova proposta
  • O conceito do fee-for-service 
  • Os desafios para expansão do produto 
  • Será o fim da rede referenciada? (Já vale o spoiler: Não)
  • Como desafogar o Pronto-Socorro 
  • Um modelo que também dificulta as fraudes em Saúde Suplementar

 

Compartilhar