04/07/2024 Tecnologia

Pequenas e médias empresas são as mais sujeitas a ataques cibernéticos, mas também as que menos investem em proteção

  • Os ataques cibernéticos têm aumentado de maneira muito preocupante no Brasil. No primeiro trimestre de 2024, a consultoria Check Point Research identificou um aumento de 28% em relação ao último trimestre de 2023
  • Este aumento significativo destaca a vulnerabilidade crescente das empresas brasileiras a ameaças cibernéticas

Desafios das pequenas e médias empresas

Apesar da conscientização crescente sobre a ameaça, as pequenas e médias empresas (PMEs), que são justamente as mais afetadas, são também as que menos buscam a proteção do seguro. Com recursos limitados, as PMEs costumam encontrar mais dificuldades para investir em segurança, tornando-se alvos mais fáceis para os criminosos. 

Segundo a consultoria Kaspersky, as pequenas e médias empresas sofrem cerca de 365 tentativas de ataque por minuto no Brasil, enfrentando ameaças que podem resultar em sérias perdas financeiras e até mesmo no encerramento permanente das atividades

Solução: Seguro de Riscos Cibernéticos

O Seguro de Riscos Cibernéticos oferece proteção contra danos diretos ocasionados por ataques que geram perdas materiais, imateriais e de conteúdo informacional, como vazamento de dados. Além disso, pode ser utilizado para cobrir reclamações decorrentes de uso indevido de informações e violação da privacidade e dos direitos de propriedade intelectual.

Crescimento do Seguro de Riscos Cibernéticos

Conscientes da ameaça, as empresas têm buscado cada vez mais a proteção por meio do Seguro de Riscos Cibernéticos, cuja arrecadação cresceu 880% nos últimos cinco anos, passando dos R$ 20,7 milhões em 2019 para R$ 203,3 milhões em 2023, de acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Investir em seguro de riscos cibernéticos: importância para pequenas e médias empresas

Para as PMEs, investir em Seguro de Riscos Cibernéticos pode ser crucial para a continuidade dos negócios. Este seguro não só ajuda a mitigar os danos financeiros decorrentes de ataques cibernéticos, mas também contribui para a reputação e confiança da empresa perante seus clientes e parceiros.

 

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