05/05/2025 Mercado

Direto do Distrito Federal, um panorama do mercado segurador durante o mês de abril

CNseg lança 3ª edição da Agenda Institucional do Setor Segurador

A Agenda Institucional do setor segurador, lançada em abril, traz como destaque temas como a regulamentação da Reforma Tributária, a efetivação do Marco Legal dos Seguros, as iniciativas do setor junto a estados e municípios e a implementação de uma agenda de ações no campo da sustentabilidade e clima. O evento realizado pela CNseg, na capital federal, teve a participação de executivos das principais seguradoras, parlamentares, autoridades do Governo Federal e do Judiciário e de representantes dos estados. No terceiro ano consecutivo, a publicação traz um resumo dos principais temas de interesse do setor de seguros em debate em 2024 e reúne os projetos prioritários para 2025 que estão na pauta, tanto no Congresso Nacional, quanto no Governo Federal.

Conheça a Agenda Institucional do Setor Segurador 2025

Parlamentares destacam importância do Seguro Social de Catástrofe

Durante a cerimônia de lançamento da Agenda Institucional do Mercado Segurador, o senador Eduardo Gomes (PL/TO), ressaltou a importância da discussão sobre a implementação da proposta da CNseg de um seguro social contra catástrofes, que visa proteger as pessoas da base social, que são justamente as mais atingidas pelas catástrofes ambientais. Representando a Câmara, o deputado Federal Hugo Leal (PSD/RJ), também defendeu que o projeto seja levado à pauta do Congresso, como resposta à crescente exposição do Brasil a eventos climáticos extremos. 

Saiba mais: ‘Seguro Catástrofe: uma proposta de escudo financeiro em tempos de adversidade climática’

Presidentes das Federações que compõem a CNseg tomam posse 

Os presidentes das federações que compõem a CNseg – Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) – assinaram termo de posse, durante lançamento da Agenda Institucional do Mercado Segurador, em Brasília (DF). Raquel Reis Corrêa, CEO da SulAmérica Saúde & Odonto, foi eleita para a presidência da FenaSaúde. Ney Ferraz Dias, diretor presidente da Bradesco Auto/RE, foi eleito para a presidência da FenSeg. Denis Morais, diretor de Finanças e Administração da Brasilcap Capitalização, foi reconduzido para a presidência da FenaCap e Edson Luis Franco, CEO da Zurich Brasil, foi reconduzido para a presidência da FenaPrevi.

CNseg e seguradoras se reúnem com Ministério da Fazenda 

O setor segurador teve uma nova rodada de conversas com o Ministério da Fazenda para discutir os temas importantes que impactam as mais de 140 associadas da CNseg. Liderado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e acompanhado pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, o encontro reuniu executivos do mercado de seguros, previdência e vida, capitalização e saúde e a equipe econômica. 

Iniciativas do setor segurador são apresentadas ao ministro de Portos e Aeroportos

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, se reuniu tabmém com o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, em Brasília (DF). Encontro serviu para apresentar iniciativas do setor segurador que possam auxiliar políticas de infraestrutura também na área aeroportuária brasileira.

COP30: CNseg inicia Ciclo de Diálogos Institucionais da Casa do Seguro

A CNseg iniciou, na capital federal, o ciclo de debates sobre sustentabilidade e transição climática no setor de seguros – “Diálogos Institucionais COP30”. O encontro inaugural, realizado na capital federal, contou com a participação do secretário Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Aloísio Melo, e de executivos de sustentabilidade das seguradoras empoderadoras da Casa do Seguro, além de outras empresas de seguros que estarão presentes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Participaram também parceiros institucionais da CNseg, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a consultoria Perspectivas.

Visite o site da Casa do Seguro 

 

Compartilhar