30/01/2024 Eventos

CNseg participa de evento da ONU sobre ASG em Bogotá

A Superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall’Agnol, está esta semana em Bogotá, Colômbia, durante a Mesa Redonda Regional para a América Latina e o Caribe, que acontece em 30 e 31/1, organizada pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI).

Temas em discussão durante a Mesa Redonda Regional para a América Latina e o Caribe

O evento tem como objetivo principal definir o papel dos seguros, juntamente com outros setores da economia, na promoção ativa de uma economia mais verde, inclusiva e sustentável. 

Os tópicos em discussão incluem questões relevantes, como: 

  • Riscos climáticos e naturais
  • Financiamento para a transição em direção a emissões zero
  • Economia azul
  • Temas relacionados à economia circular 
  • Gestão de plásticos

Economia azul refere-se ao uso sustentável de recursos marinhos e oceânicos para impulsionar o crescimento econômico, melhorar a qualidade de vida e criar oportunidades de emprego, enquanto protege e mantém a integridade dos ecossistemas marinhos. Esse conceito vem ganhando cada vez mais destaque à medida que a necessidade de sustentabilidade ambiental e a preservação dos oceanos se tornam questões urgentes

. Leia mais sobre Economia Azul na Revista do Seguro

Lançamento da Declaração de Bogotá para Sustentabilidade em Seguros

Durante o evento, está previsto o lançamento da Declaração de Bogotá para Sustentabilidade em Seguros. Este compromisso é assumido pelos líderes do setor de seguros da região, com o propósito de apoiar a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nesta Década de Ação.

Objetivos da Declaração de Bogotá para Sustentabilidade em Seguros

A Declaração busca aproveitar o poder coletivo do setor de seguros, incluindo sua capacidade como gestores e tomadores de riscos e investidores, além da colaboração com outros atores como governos, reguladores e partes interessadas na região. O objetivo é enfrentar os desafios econômicos, sociais e ambientais na região, representando um avanço significativo em direção a uma indústria de seguros mais sustentável e resiliente.

Ações da CNseg e do setor brasileiro de seguros

Luciana Dall’Agnol abordará as ações da CNseg e do setor brasileiro de seguros relacionadas às questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG). Ela também apresentará insights sobre o relatório/ferramenta “Construindo Seguros para a Transição Climática”, que possibilita a avaliação da exposição e do impacto dos riscos físicos climáticos, adaptados ao mercado segurador brasileiro e será oficialmente lançado em 28 de fevereiro.

Participação da CNseg no evento

Além da Superintendente da CNseg, o analista da Confederação, Pedro Werneck, também está presente ao evento.

Leia também o artigo “Construindo seguros para a transição climática”, de autoria de Pedro Werneck

 

Compartilhar