22/08/2023 Mercado

CNseg e governo do Pará assinam projeto de formação em linguagem de programação

O governador do Pará, Helder Barbalho, e o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, firmaram em Belém (PA), em 22 de agosto, protocolo de intenção para a promoção de cursos de formação em linguagem de programação, voltado para jovens entre 17 e 29 anos. 

A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento do Mercado Segurador, que tem como objetivo democratizar o acesso ao seguro no Brasil.

Meta é formar 50 profissionais nos próximos seis meses

O “Desenvolvedores do Pará” nasce com a meta de formar 50 novos profissionais nos próximos seis meses e de empregar, no ecossistema do mercado segurador, os 10 primeiros colocados em performance de cada turma. O objetivo é oferecer uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho e reduzir a desigualdade social.

No lançamento do projeto, o presidente da CNseg ressaltou que a proposta é que o projeto seja desenvolvido com instituições de ensino de referência, que serão selecionadas pelo governo do Pará. As instituições também precisam estar aptas a oferecer cursos no formato de bootcamps, um tipo de aprendizagem intensiva e acelerada de desenvolvimento web. 

CNseg custeará o programa do curso

Para a execução do “Desenvolvedores do Pará”, a CNseg custeará, integralmente, o programa do curso, que conta com módulo básico com duração de quatro meses, acrescido de um período de especialização em seguros de dois meses, além de ofertar bolsas de estudos de R$ 500 mensais para cada aluno matriculado.

“O projeto constituirá uma plataforma pública de ensino para formação e qualificação na área de programação, sendo voltada a jovens em situação de vulnerabilidade social, que possuam ensino médio completo e sejam oriundos da rede pública de ensino”, declarou Oliveira.

Benefícios à sociedade

Ao propor a parceria, a Confederação fortalece os mecanismos de retorno de benefícios à sociedade, apoiando a formação de jovens que, nos curto e médio prazos, poderão passar por especialização em seguros, qualificando-se para atuar em empresas do setor. 

O estado do Pará, por sua vez, poderá abrir novas frentes relacionadas à educação e aos investimentos em tecnologia e inovação, com novas alternativas de promoção social.

. Confira o release ‘Encontro setorial no Norte destaca performance do seguro’

Compartilhar